.

A EQUIDADE DE GÊNERO NO MUNDO DO TRABALHO
"Joguei uma final de Olimpíada como artilheira ganhando 300 reais"
Cristiane Rozeira
JOGADORA PROFISSIONAL DE FUTEBOL
ATACANTE DA SELEÇÃO BRASILEIRA


- A INEQUIDADE DE GÊNERO NO TRABALHO AUMENTOU NO BRASIL EM 2019
- SE CONTINUAR NESTE RITMO, O BRASIL LEVARÁ NO MÍNIMO 59 ANOS PARA ALCANÇAR A PLENA EQUIDADE DE GÊNERO NO PAÍS
– FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL
O documentário traz um olhar para a questão de gênero focando o mercado de trabalho e seus múltiplos desdobramentos.
Uma Questão Corporativa
Apenas um em cada cinco cargos de liderança é ocupado por uma mulher no Brasil.
Uma Questão de Educação
Mais de 10% das meninas brasileiras que abandonaram os estudos foi devido à gravidez precoce.
Uma Questão de Cultura
Vivemos numa sociedade que incentiva meninos a sonhar em ser heróis e pilotos de avião e meninas a cuidar de casinhas e bonecas.
Uma Questão de Saúde Pública
A cada mil adolescentes, 69 ficaram grávidas e tiveram seus bebês.
Uma Questão de Políticas Públicas
No Brasil, 52,5% do eleitorado é mulher, mas a representação feminina no parlamento é 23,5%.
Astrônomas, jogadoras de futebol, filósofas, enfermeiras, professoras, empreendedoras, empregadas domésticas, agricultoras, empresárias. Os
desafios são diversos e constantes, o fosso que separa homens e mulheres e também mulheres brancas e mulheres negras ou indígenas nos cuidados com a
casa e os filhos, no acesso à educação, na igualdade salarial, na ascensão na carreira, entre outros, são gigantes.
Jornada ininterrupta, educação, racismo, sonhos, a história das conquistas das mulheres no Brasil. São estes os temas dos cinco episódios da série “Como Ela faz?”, que mostra e dialoga sobre e com mulheres que lidam cotidianamente com a desigualdade de gênero, raça e etnia no mercado de trabalho.

Impossível ficar indiferente às histórias de vida das mulheres reunidas neste livro. As entrevistas, que deram origem ao documentário Como ela faz?, registram as contradições e os desafios da desigualdade de gênero e presenteiam o leitor com reflexões que vão no cerne da questão: todos nós temos uma função nessa engrenagem, conquistado, herdado ou imposto. Os depoimentos, que são de uma franqueza poucas vezes registrada, têm como mote a vida profissional mas que se amplia para os papéis de gênero e para as questões históricas do país, como o racismo e a desigualdade social.
PERSONAGENS
Passe o mouse sobre cada personagem para ler mais.
















ESPECIALISTAS

SHEILA DE CARVALHO
Coordenadora de Políticas Públicas e Práticas Empresariais Instituto Ethos
Advogada Gestora de Projetos Sociais. Palestrante e Ativista de Direitos Humanos. Eleita pela ONU uma das pessoas negras mais influentes do mundo MIPAD 2020. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Fellow” do Programa de Afrodescendentes das Nações Unidas (ONU). Atualmente coordenadora de direitos humanos do Instituto Ethos e coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da OAB/SP. Idealizadora e Co-fundadora da “Kombativa – Cooperativa Social latino-americana de Direitos Humanos”. Foi membro-representante da sociedade civil no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – CNPCT (Biênio 2016 -2018), tendo sido a primeira mulher negra a ocupar esse espaço. Foi coordenadora-Adjunta de Justiça e Segurança do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. Foi Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política de Drogas e Álcool de São Paulo – COMUDA (Biênio 2016-2018). Integrante da Articulação Justiça e Direitos Humanos – JUSDH e da Associação de Juristas pela Democracia – ABJD. Foi advogada do Programa de Justiça da Conectas Direitos Humanos (2013 – 2016). Foi assessora do Núcleo de Atuação Política do IBCCRIM (2016 – 2017). Foi Pesquisadora do Grupo Permanente de Pesquisa “Direitos Humanos – Perspectivas e Reflexões para o Século XXI” na Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM/CNPq (2011–2014). Atua em movimentos sociais voltados para construir e debater a violência institucional contra população negra. Realizou ações de consultoria para organizações nacionais e internacionais. Palestrante ativa em seminários e fóruns nacionais e internacionais e escritora de artigos no campo dos direitos humanos.
Instagram do Instituto ETHOS: @instituto_ethos
Instagram: @she_carvalho
Kombativa.org
facebook.com/InstitutoEthos/
facebook.com/shecarvalho
linkedin.com/company/instituto-ethos/
linkedin.com/in/shecarvalho/
PRETA RARA
Rapper, Historiadora e Influencer Digital
Joyce Fernandes nasceu há 34 anos e além de rapper, Preta Rara é arte-educadora, professora de história, modelo Plus Size, poetisa e proprietária da marca “Audácia Afro Moda”. Sua trajetória é marcada por sua atuação e militância na cultura negra, especialmente no empoderamento das mulheres negras.
Instagram: @pretararaoficial


ROSANE BORGES
Jornalista e pós-dourora em comunicacao social
Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e docente na Universidade São Judas Tadeu. Também é professora no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP, integrante da COJIRA-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), autora e organizadora de diversos livros, entre eles Espelho Infiel: O Negro no Jornalismo Brasileiro, Mídia e Racismo e a A Luta Contra o Racismo no Brasil
Instagram: @_rosaneborges
facebook.com/rosane.borges.969
MARGARETH GOLDENBERG
GESTORA EXECUTIVA DO MOVIMENTO MULHER 360
Consultoria estratégica, tática e operacional em Responsabilidade Social, Investimento Social Privado, Reputação Corporativa, Educação e Comunicação de Causas, Diversidade e Equidade de Gênero. “Os desafios de uma empresa, já não são mais apenas a sua rentabilidade financeira, produtos e serviços de qualidade. Empresas com propósitos alinhados com o DNA de seu negócio, com atuação consistente e comunicação eficaz, devem ir mais longe: promovendo impacto social, conquistando maior empatia e engajamento com seus stakeholders e fortalecendo sua reputação corporativa”. Gestora do Movimento Mulher 360.
mgoldenberg.com.br
linkedin.com/in/margarethgoldenberg/
facebook.com/margareth.goldenberg
Instagram: @margarethgolden
movimentomulher360.com.br
linkedin.com/company/movimento-mulher-360/
Instagram Mulher360: @movimento.mulher360
facebook.com/MovimentoMulher360/


REGINA MADALOZZO
economista
Ph.D. em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). Professora associada do Insper, dedica-se a pesquisas sobre economia do trabalho (diferença e compensação salarial) e da família. É membro do Grupo Aliança, que promove o desenvolvimento profissional das mulheres. Uma das pesquisadoras responsáveis pela construção do Guia Salarial, elaborado em parceria pelo Centro de Pesquisas em Estratégia (CPE) do Insper e pela HAYS.
linkedin.com/school/insper-edu/
linkedin.com/in/reginamadalozzo/
JAQUELINE CONCEIÇÃO
Pedagoga e Doutoranda em Antropologia Social
Indicada em 2016 como uma das 30 mulheres mais influentes do ano pela revista feminista Think Olga, é doutoranda em Antropologia Social pela UFSC, Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC de São Paulo. Articuladora do Coletivo Negro Di Jejê, que já formou mais de 4 mil mulheres no Brasil. Possui publicações sobre gênero, funk, juventude, racismo, sistema prisional e políticas sociais (artigos autorais e traduções) em revistas científicas e revistas de circulação não acadêmica.


VERA IACONELLI
psicanalista
Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Em 1999, fundou o Instituto Gerar com a perspectiva de atender, estudar e transmitir sua pesquisa junto às gestantes, pais e mães de bebês. Autora do livro “O Mal-estar na Maternidade”. Escreve semanalmente no jornal Folha de São Paulo.
facebook.com/iaconellivera
Instagram: @vera.iaconelli
linkedin.com/in/vera-iaconelli-346b9b154/
ANA FONTES
Presidente e Fundadora do Instituto Rede Mulher Empreendedor
Fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora, do Instituto RME , Co-Fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo. Especialista em empreendedorismo feminino, delegada líder do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20. Pesquisadora de Gênero. Palestrante e painelista, facilitadora de workshop em eventos nacionais e internacionais como Fortune Most Powerful Women – Washington em 2017 e Fórum Mundial de direitos Humanos no Marrocos em 2014. TEDxSP – 2016, Brasa 2018- Atlanta. Professora do programa Empreendedorismo em Ação do INSPER. Professora, conselheira e mentora do Programa 10 mil mulheres da FGV. Reconhecimentos: finalista do programa Women Change Makers da Womanity e do prêmio Cláudia. Vencedora do prêmio Spark Awards como melhor mentora e do prêmio Fortune Most Powerful Women 2017. Fellow dos programas: Winning Women da EY e Vital Voices desde 2014. Programa 10000 mulheres FGV/Goldman Sachs 2010.
Formação acadêmica: Graduada em Publicidade e Jornalismo, Pós-graduada em Marketing (ESPM), Relações Internacionais (USP) e PDE – Fundação Dom Cabral. Eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019.
Instagram: @anafontesbr
Instagram RME: @redemulherempreendedora
linkedin.com/in/anafontesbr/
linkedin.com/company/rede-mulher-empreendedora/
facebook.com/anafontesbr
facebook.com/RedeMulherEmpreendedora/


AMELINHA TELES
Feminista e Militante de Direitos Humanos
Bacharel em direito, tem atuação marcante na defesa das brasileiras. Fundou há 34 anos a União de Mulheres de São Paulo, e, em 1987 e 1988 participou do Lobby do Batom, um marco histórico e civilizatório quando feministas de todo país pressionaram os parlamentares para que incluíssem avanços na Constituição que estavam elaborando. O Lobby do Batom conseguiu aprovar 80% das reivindicações das mulheres para ampliar direitos civis, econômicos e sociais. “Formamos mulheres para entender as leis, valorizar o direito, ampliá-lo e aprender o caminho de acesso à justiça”, explica. “Elas se tornam multiplicadoras desses conhecimentos na família, escola, igrejas e nas comunidades”
ADRIANA DE CARVALHO
Gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres ONU Mulheres
Gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres Brasil e responsável por promover o envolvimento e o avanço das práticas de empoderamento das mulheres e igualdade de gênero no mundo corporativo, além de liderar a realização de parcerias da ONU Mulheres com empresas. Também é membro de grupos que discutem igualdade de gênero, dentre eles, a Aliança, o Movimento Mulher 360 e o grupo Mulheres do Brasil.
https://www.facebook.com/adriana.quadrosbrantdecarvalho
https://www.linkedin.com/in/adriana-b-carvalho/
https://www.linkedin.com/company/onumulheresbr/
Instagram: @onumulheresbr
https://www.facebook.com/onumulheresbrasil/


AVELIN BUNIACÁ KAMBIWÁ
GUERREIRA INDÍGENA
ESPECIALISTAS

SHEILA DE CARVALHO
Coordenadora de Políticas Públicas e Práticas Empresariais Instituto Ethos
Advogada Gestora de Projetos Sociais. Palestrante e Ativista de Direitos Humanos. Eleita pela ONU uma das pessoas negras mais influentes do mundo MIPAD 2020. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Fellow” do Programa de Afrodescendentes das Nações Unidas (ONU). Atualmente coordenadora de direitos humanos do Instituto Ethos e coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da OAB/SP. Idealizadora e Co-fundadora da “Kombativa – Cooperativa Social latino-americana de Direitos Humanos”. Foi membro-representante da sociedade civil no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – CNPCT (Biênio 2016 -2018), tendo sido a primeira mulher negra a ocupar esse espaço. Foi coordenadora-Adjunta de Justiça e Segurança do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. Foi Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política de Drogas e Álcool de São Paulo – COMUDA (Biênio 2016-2018). Integrante da Articulação Justiça e Direitos Humanos – JUSDH e da Associação de Juristas pela Democracia – ABJD. Foi advogada do Programa de Justiça da Conectas Direitos Humanos (2013 – 2016). Foi assessora do Núcleo de Atuação Política do IBCCRIM (2016 – 2017). Foi Pesquisadora do Grupo Permanente de Pesquisa “Direitos Humanos – Perspectivas e Reflexões para o Século XXI” na Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM/CNPq (2011–2014). Atua em movimentos sociais voltados para construir e debater a violência institucional contra população negra. Realizou ações de consultoria para organizações nacionais e internacionais. Palestrante ativa em seminários e fóruns nacionais e internacionais e escritora de artigos no campo dos direitos humanos.
Instagram do Instituto ETHOS: @instituto_ethos
Instagram: @she_carvalho
Kombativa.org
facebook.com/InstitutoEthos
facebook.com/shecarvalho
linkedin.com/company/instituto-ethos
www.linkedin.com/in/shecarvalho

PRETA RARA
Rapper, Historiadora e Influencer Digital
Joyce Fernandes nasceu há 34 anos e além de rapper, Preta Rara é arte-educadora, professora de história, modelo Plus Size, poetisa e proprietária da marca “Audácia Afro Moda”. Sua trajetória é marcada por sua atuação e militância na cultura negra, especialmente no empoderamento das mulheres negras.
Instagram: @pretararaoficial

ROSANE BORGES
Jornalista e pós-dourora em comunicacao social
Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e docente na Universidade São Judas Tadeu. Também é professora no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP, integrante da COJIRA-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), autora e organizadora de diversos livros, entre eles Espelho Infiel: O Negro no Jornalismo Brasileiro, Mídia e Racismo e a A Luta Contra o Racismo no Brasil
Instagram: @_rosaneborges
facebook.com/rosane.borges.969

MARGARETH GOLDENBERG
GESTORA EXECUTIVA DO MOVIMENTO MULHER 360
Consultoria estratégica, tática e operacional em Responsabilidade Social, Investimento Social Privado, Reputação Corporativa, Educação e Comunicação de Causas, Diversidade e Equidade de Gênero. “Os desafios de uma empresa, já não são mais apenas a sua rentabilidade financeira, produtos e serviços de qualidade. Empresas com propósitos alinhados com o DNA de seu negócio, com atuação consistente e comunicação eficaz, devem ir mais longe: promovendo impacto social, conquistando maior empatia e engajamento com seus stakeholders e fortalecendo sua reputação corporativa”. Gestora do Movimento Mulher 360.
www.mgoldenberg.com.br
linkedin.com/in/margarethgoldenberg
facebook.com/margareth.goldenberg
Instagram: @margarethgolden
movimentomulher360.com.br
linkedin.com/company/movimento-mulher-360
Instagram Mulher360: @movimento.mulher360
facebook.com/MovimentoMulher360

REGINA MADALOZZO
economista
Ph.D. em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). Professora associada do Insper, dedica-se a pesquisas sobre economia do trabalho (diferença e compensação salarial) e da família. É membro do Grupo Aliança, que promove o desenvolvimento profissional das mulheres. Uma das pesquisadoras responsáveis pela construção do Guia Salarial, elaborado em parceria pelo Centro de Pesquisas em Estratégia (CPE) do Insper e pela HAYS.
linkedin.com/school/insper-edu/
linkedin.com/in/reginamadalozzo/

JAQUELINE CONCEIÇÃO
Pedagoga e Doutoranda em Antropologia Social
Indicada em 2016 como uma das 30 mulheres mais influentes do ano pela revista feminista Think Olga, é doutoranda em Antropologia Social pela UFSC, Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC de São Paulo. Articuladora do Coletivo Negro Di Jejê, que já formou mais de 4 mil mulheres no Brasil. Possui publicações sobre gênero, funk, juventude, racismo, sistema prisional e políticas sociais (artigos autorais e traduções) em revistas científicas e revistas de circulação não acadêmica.

VERA IACONELLI
psicanalista
Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia pela USP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Em 1999, fundou o Instituto Gerar com a perspectiva de atender, estudar e transmitir sua pesquisa junto às gestantes, pais e mães de bebês. Autora do livro “O Mal-estar na Maternidade”. Escreve semanalmente no jornal Folha de São Paulo.
facebook.com/iaconellivera
Instagram: @vera.iaconelli
linkedin.com/in/vera-iaconelli-346b9b154/

ANA FONTES
Presidente e Fundadora do Instituto Rede Mulher Empreendedor
Fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora, do Instituto RME , Co-Fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo. Especialista em empreendedorismo feminino, delegada líder do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20. Pesquisadora de Gênero. Palestrante e painelista, facilitadora de workshop em eventos nacionais e internacionais como Fortune Most Powerful Women – Washington em 2017 e Fórum Mundial de direitos Humanos no Marrocos em 2014. TEDxSP – 2016, Brasa 2018- Atlanta. Professora do programa Empreendedorismo em Ação do INSPER. Professora, conselheira e mentora do Programa 10 mil mulheres da FGV. Reconhecimentos: finalista do programa Women Change Makers da Womanity e do prêmio Cláudia. Vencedora do prêmio Spark Awards como melhor mentora e do prêmio Fortune Most Powerful Women 2017. Fellow dos programas: Winning Women da EY e Vital Voices desde 2014. Programa 10000 mulheres FGV/Goldman Sachs 2010.
Formação acadêmica: Graduada em Publicidade e Jornalismo, Pós-graduada em Marketing (ESPM), Relações Internacionais (USP) e PDE – Fundação Dom Cabral. Eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019.
Instagram: @anafontesbr
Instagram RME: @redemulherempreendedora
linkedin.com/in/anafontesbr/
linkedin.com/company/rede-mulher-empreendedora/
facebook.com/anafontesbr
facebook.com/RedeMulherEmpreendedora

AMELINHA TELES
Feminista e Militante de Direitos Humanos
Bacharel em direito, tem atuação marcante na defesa das brasileiras. Fundou há 34 anos a União de Mulheres de São Paulo, e, em 1987 e 1988 participou do Lobby do Batom, um marco histórico e civilizatório quando feministas de todo país pressionaram os parlamentares para que incluíssem avanços na Constituição que estavam elaborando. O Lobby do Batom conseguiu aprovar 80% das reivindicações das mulheres para ampliar direitos civis, econômicos e sociais. “Formamos mulheres para entender as leis, valorizar o direito, ampliá-lo e aprender o caminho de acesso à justiça”, explica. “Elas se tornam multiplicadoras desses conhecimentos na família, escola, igrejas e nas comunidades”

ADRIANA DE CARVALHO
Gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres ONU Mulheres
Gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres Brasil e responsável por promover o envolvimento e o avanço das práticas de empoderamento das mulheres e igualdade de gênero no mundo corporativo, além de liderar a realização de parcerias da ONU Mulheres com empresas. Também é membro de grupos que discutem igualdade de gênero, dentre eles, a Aliança, o Movimento Mulher 360 e o grupo Mulheres do Brasil.
facebook.com/adriana.quadrosbrantdecarvalho
linkedin.com/in/adriana-b-carvalho/
linkedin.com/company/onumulheresbr/
Instagram: @onumulheresbr
facebook.com/onumulheresbrasil/
EQUIPE

Tatiana villela
Tem sua trajetória profissional focada em documentários tendo em 2011 dirigido uma série para TV Cultura “Voilá Brasil“ e em 2013 4 episódios da série “Tabu Brasil“ para a Nat Geo pela Bossa Nova Filmes, onde dirigiu até 2015 o programa Aqui Tem Natura. Em 2014 trabalhou no desenvolvimento e roteiro do filme “O Começo da Vida”. “VIDA” é seu primeiro longa metragem estreou na Mostra Internacional de São Paulo de 2013. Na área da publicidade desenvolveu parceria com algumas produtoras como a Bossa Nova, Vice, Maria Farinha e atua principalmente na área de branded content para clientes como a Natura, Fundação Telefônica, Brahma.

sylvio rocha
Após mais de 25 anos de experiência no mundo corporativo, em 2011 iniciou sua atuação na gestão de projetos audiovisuais para Tv, cinema e mídias digitais. Nesse período, atuou como produtor executivo na Produtora Canal Azul tendo produzindo séries e documentários, em co-produções com Nat Geo, ESPN Brasil, Bonne Pioche (França), Canal Futura, Band Tv, entre outros. Em 2014 criou a Produtora Tocha Filmes, buscando conectar pessoas, marcas e organizações à propósitos. Em 2018, lançou o documentário “Amanhã Chegou”, sobre consumo consciente e “Onde a Moeda Cai Em Pé – A História do SPFC”, filme oficial da história do clube paulista. Em 2019, lançou o documentário longa metragem “Um Presente à Prova de Futuro”, uma co-produção com a Globo Filmes. Nesse momento, prepara o lançamento do documentário “Como Ela Faz?”, em formato de curta metragem (20’), longa metragem (80’) e, possivelmente, uma série para TV.

day rodrigues
Cineasta, pesquisadora e escritora. Natural de Santos (SP), reside hoje na cidade de São Paulo. Fez parte da equipe de diretores na série Quebrando o Tabu (2017/ 2019), para o canal GNT, que foi premiada no New York Festivals TV e Films (USA), em abril de 2019; e o seu episódio “Racismo e resistência” acabou de ser premiado na MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019 (Cannes/ França). Entre 2018/ 2019, coordenou a “Residência Artística em Audiovisual Mulheres Negras – Projetos de Mundo”, projeto selecionado pelo edital Rumos/ Itaú Cultural.
As suas principais produções fílmicas: o documentário “Mulheres Negras: Projetos de Mundo” (direção compartilhada com Lucas Ogasawara), de 2016, atualmente, parte da programação do Canal Brasil; dirigiu e roteirizou o documentário “Uma geografia das desigualdades” (2019), realizado pela Oxfam Brasil, e o videoclipe “Papo reto” (2017), da dupla Craca e Dani Nega. Participou da produção, pesquisa e argumento para o documentário: “Ouro Verde – a roda de samba do Marapé” (2012).

fernanda polacow
Roteirista, documentarista, socióloga, comunicóloga, mãe, leitora e batuqueira. Adora buscar histórias e personagens, portanto fazer pesquisa de campo sempre está presente em seus projetos. Os documentários aos poucos me aproximaram do mundo da ficção e os roteiros se encaixaram em sua vida juntamente com as outras coisas: direção, concepção e desenvolvimento de projetos audiovisuais.

mari becker

carolina roxo
Mestre em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Bacharel em Marketing pela FGV-SP. Atua há 25 anos na área de planejamento estratégico em comunicação e estudos de mercado e etnográficos, tendo trabalhado em institutos de pesquisa e em grandes agências de comunicação, no Brasil e na França.
Atuou como pesquisadora do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, é professora na Casa do Saber (SP e RJ), contribuiu para a fundação do Movimento Mulher 360 e para o #OValorDoFeminino da Nestlé/Molico. É sócia-diretora da Roxo Atelier de Marcas & Antropologia, empresa de consultoria em marcas, planejamento estratégico e pesquisa. Entre os seus clientes estão: Google, Diageo, Unilever Global, HSBC, Cartão Elo, Toyota, Raízen / Shell, Nike, DM9, JWT, Dentsu, WMcCann.

juliana borges
Tem 18 anos de experiência na área tendo trabalhado para Sentimetal Filmes, Academia Filmes, Dínamos, Hungry Man, 02 Filmes e Maria Farinha Filmes, onde atuou por 10 anos. “Criança, a Alma do Negócio”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca”, “Começo da Vida” e “nunca Me Sonharam” são projetos que nos quais atuou como diretora de produção e produtora executiva. Assina também séries “Política: Modo de Usar” e “política: Mode de Fazer” (Globo News) “Corações e Mentes”(GNT) e “Aruanas” (GloboPlay).

janice d'ávilla
Formada em Cinema pela ECA-USP, trabalhou desde 1997 como assistente de camera em diversos longas metragens e comerciais. Diretora de Fotografia desde 2012, assina a foto de filmes como Push de Fredrik Gertten, Elena de Petra Costa, o Começo da Vida de Estela Renner, Nunca me Sonharam e Tarja Branca de Cacau Rhoden, além de diversos filmes de branded content, comerciais para grandes marcas e séries para HBO, Netflix, NatGeo, UFC Channel e Globo.

Paola Baldi

camila camargo
Formada e pós-graduada em Comunicação Social, trabalho desde 2006 com desenvolvimento, pesquisa a produção de conteúdo para filmes e marcas. No audiovisual, atuei principalmente em não-ficção para players como Amazon Prime Video, DAZN, GNT, GloboNews, Discovery Channel, NatGeo e TV Globo. Participei ainda de longa-metragens como “Vilanova Artigas, – o arquiteto e a luz”, “Miller e Fried – as origens do país do futebol” e “Quebrando o Tabu”, além de projetos de branded content para Nike, Google e O Boticário.

fabio glingani
Produtor Audiovisual, Advogado e Consultor do setor do entretenimento, atua como “Head of Legal” e “Business Development” da Paradigm Pictures (Los Angeles- EUA), assessor audiovisual da Pitaya Filmes (Karina Oliani), Dragon Fuirto (Orlando – EUA), Moovie DS Comunicação e Tocha Filmes. Produziu obras como “Um Presente à Prova de Futuro” – GoboFilmes/TochaFilmes; “Como Ela Faz?” (em finalização)´- Tocha Filmes; Casagrande e Seus Demônios (em Produção) – Media Bridge/921 Mídia; Poesia e Melodia (ganhador de 23 p´rêmios internacionais) – Flávio Colombini; Onde a Moeda Cai em Pé – Os 85 Anos do São Paulo Futebol Clube – Tocha Filmes/Canal Azul; Todas as Manhãs do Mundo – O Filme e Série (FOX) – Canal Azul; Garrincha do Timão (ESPN) – Canal Azul; 1976 – O Ano da Invasão Corinthiana – Canal Azul; Meninas de Ouro (ESPN) – Saravá Filmes; Mentiras Sinceras – Malvinos Salvador/Pedro Asbeg.
EQUIPE

Tatiana villela
Tem sua trajetória profissional focada em documentários tendo em 2011 dirigido uma série para TV Cultura “Voilá Brasil“ e em 2013 4 episódios da série “Tabu Brasil“ para a Nat Geo pela Bossa Nova Filmes, onde dirigiu até 2015 o programa Aqui Tem Natura. Em 2014 trabalhou no desenvolvimento e roteiro do filme “O Começo da Vida”. “VIDA” é seu primeiro longa metragem estreou na Mostra Internacional de São Paulo de 2013. Na área da publicidade desenvolveu parceria com algumas produtoras como a Bossa Nova, Vice, Maria Farinha e atua principalmente na área de branded content para clientes como a Natura, Fundação Telefônica, Brahma.
sylvio rocha
Após mais de 25 anos de experiência no mundo corporativo, em 2011 iniciou sua atuação na gestão de projetos audiovisuais para Tv, cinema e mídias digitais. Nesse período, atuou como produtor executivo na Produtora Canal Azul tendo produzindo séries e documentários, em co-produções com Nat Geo, ESPN Brasil, Bonne Pioche (França), Canal Futura, Band Tv, entre outros. Em 2014 criou a Produtora Tocha Filmes, buscando conectar pessoas, marcas e organizações à propósitos. Em 2018, lançou o documentário “Amanhã Chegou”, sobre consumo consciente e “Onde a Moeda Cai Em Pé – A História do SPFC”, filme oficial da história do clube paulista. Em 2019, lançou o documentário longa metragem “Um Presente à Prova de Futuro”, uma co-produção com a Globo Filmes. Nesse momento, prepara o lançamento do documentário “Como Ela Faz?”, em formato de curta metragem (20’), longa metragem (80’) e, possivelmente, uma série para TV.


day rodrigues
Cineasta, pesquisadora e escritora. Natural de Santos (SP), reside hoje na cidade de São Paulo. Fez parte da equipe de diretores na série Quebrando o Tabu (2017/ 2019), para o canal GNT, que foi premiada no New York Festivals TV e Films (USA), em abril de 2019; e o seu episódio “Racismo e resistência” acabou de ser premiado na MIPCOM Diversify TV Excellence Awards 2019 (Cannes/ França). Entre 2018/ 2019, coordenou a “Residência Artística em Audiovisual Mulheres Negras – Projetos de Mundo”, projeto selecionado pelo edital Rumos/ Itaú Cultural.
As suas principais produções fílmicas: o documentário “Mulheres Negras: Projetos de Mundo” (direção compartilhada com Lucas Ogasawara), de 2016, atualmente, parte da programação do Canal Brasil; dirigiu e roteirizou o documentário “Uma geografia das desigualdades” (2019), realizado pela Oxfam Brasil, e o videoclipe “Papo reto” (2017), da dupla Craca e Dani Nega. Participou da produção, pesquisa e argumento para o documentário: “Ouro Verde – a roda de samba do Marapé” (2012).
fernanda polacow
Roteirista, documentarista, socióloga, comunicóloga, mãe, leitora e batuqueira. Adora buscar histórias e personagens, portanto fazer pesquisa de campo sempre está presente em seus projetos. Os documentários aos poucos me aproximaram do mundo da ficção e os roteiros se encaixaram em sua vida juntamente com as outras coisas: direção, concepção e desenvolvimento de projetos audiovisuais.


mari becker
carolina roxo
Mestre em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Bacharel em Marketing pela FGV-SP. Atua há 25 anos na área de planejamento estratégico em comunicação e estudos de mercado e etnográficos, tendo trabalhado em institutos de pesquisa e em grandes agências de comunicação, no Brasil e na França.
Atuou como pesquisadora do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, é professora na Casa do Saber (SP e RJ), contribuiu para a fundação do Movimento Mulher 360 e para o #OValorDoFeminino da Nestlé/Molico. É sócia-diretora da Roxo Atelier de Marcas & Antropologia, empresa de consultoria em marcas, planejamento estratégico e pesquisa. Entre os seus clientes estão: Google, Diageo, Unilever Global, HSBC, Cartão Elo, Toyota, Raízen / Shell, Nike, DM9, JWT, Dentsu, WMcCann.


juliana borges
Tem 18 anos de experiência na área tendo trabalhado para Sentimetal Filmes, Academia Filmes, Dínamos, Hungry Man, 02 Filmes e Maria Farinha Filmes, onde atuou por 10 anos. “Criança, a Alma do Negócio”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca”, “Começo da Vida” e “nunca Me Sonharam” são projetos que nos quais atuou como diretora de produção e produtora executiva. Assina também séries “Política: Modo de Usar” e “política: Mode de Fazer” (Globo News) “Corações e Mentes”(GNT) e “Aruanas” (GloboPlay).
janice d'ávilla
Formada em Cinema pela ECA-USP, trabalhou desde 1997 como assistente de camera em diversos longas metragens e comerciais. Diretora de Fotografia desde 2012, assina a foto de filmes como Push de Fredrik Gertten, Elena de Petra Costa, o Começo da Vida de Estela Renner, Nunca me Sonharam e Tarja Branca de Cacau Rhoden, além de diversos filmes de branded content, comerciais para grandes marcas e séries para HBO, Netflix, NatGeo, UFC Channel e Globo.


Paola Baldi
camila camargo
Formada e pós-graduada em Comunicação Social, trabalho desde 2006 com desenvolvimento, pesquisa a produção de conteúdo para filmes e marcas. No audiovisual, atuei principalmente em não-ficção para players como Amazon Prime Video, DAZN, GNT, GloboNews, Discovery Channel, NatGeo e TV Globo. Participei ainda de longa-metragens como “Vilanova Artigas, – o arquiteto e a luz”, “Miller e Fried – as origens do país do futebol” e “Quebrando o Tabu”, além de projetos de branded content para Nike, Google e O Boticário.


fabio glingani
Produtor Audiovisual, Advogado e Consultor do setor do entretenimento, atua como “Head of Legal” e “Business Development” da Paradigm Pictures (Los Angeles- EUA), assessor audiovisual da Pitaya Filmes (Karina Oliani), Dragon Fuirto (Orlando – EUA), Moovie DS Comunicação e Tocha Filmes. Produziu obras como “Um Presente à Prova de Futuro” – GoboFilmes/TochaFilmes; “Como Ela Faz?” (em finalização)´- Tocha Filmes; Casagrande e Seus Demônios (em Produção) – Media Bridge/921 Mídia; Poesia e Melodia (ganhador de 23 p´rêmios internacionais) – Flávio Colombini; Onde a Moeda Cai em Pé – Os 85 Anos do São Paulo Futebol Clube – Tocha Filmes/Canal Azul; Todas as Manhãs do Mundo – O Filme e Série (FOX) – Canal Azul; Garrincha do Timão (ESPN) – Canal Azul; 1976 – O Ano da Invasão Corinthiana – Canal Azul; Meninas de Ouro (ESPN) – Saravá Filmes; Mentiras Sinceras – Malvinos Salvador/Pedro Asbeg.
FICHA TÉCNICA
Direção Tatiana Villela
Produzido por Sylvio Rocha
Codireção Day Rodrigues
Fernanda Polacow
Selma Perez
Carolina Roxo N. Barreira
Produção Executiva Fabio Glingani
Direção de Produção Juliana Borges
Direção de fotografia Janice d´Avila
Argumento Carolina Roxo N. Barreira
Sylvio Rocha
Direção de Conteúdo Carolina Roxo N. Barreira
Day Rodrigues
Roteiro Fernanda Polacow
Montagem Mari T. Becker, AMC
Direção Musical Janecy Nascimento
Som direto Carolina Barranco
Coordenação de Pós Produção Paola Baldi
Pesquisa Camila Camargo
Assistente de Direção Tarsila Araújo
Direção de Arte e Motion Design Katia Kamimura
Assistente de pesquisa Jéssica Cruz
Curadoria de Conteúdo Roxo Atelier
Assistente de Câmera e Loggagem Hellen Braga
Ana Laura Leardini
Assistente de Produção Vitória Felipe
Eletricista Milton Santos (Tatu)
Assistente de montagem Breno dos Santos
Controller Maurício Okura
Assistente de Direção Kimie Koike
Produção Brasília Claudia Daibert
Assistente de produção Heitor Salatiel
Técnica de Som Juliana Santana
Mayara Marques (Estrela Preta)
Assistente de câmera Caroline Avelino
Mauro Martins
Breno dos Santos
Motoristas
José Fernando (Via Cine SP)
Sérgio Alves (Via Cine SP)
Saulo Rezende
Christian Ferreira Paixão (Sergipe)
Ricardo Medeiros
Papaya Cine Digital
Bié Gomes
PORTADOR
Superboys – Augusto Miranda
Bento de Jesus
Finalizadora De Imagem
Zumbi Post
Colorista Henrique Reganatti
Supervisor de Pós Giba Yamashiro
Edição Online Camila Fernandes
Atendimento Fabiana Cruz
Finalizadora De Som
Estúdio de Som Cinecolor Digital
Diretor Geral David Trejo
Gerente Operacional Cláudio Avino
Edição de Som Bruno Yudi
Mixagem Ariel Henrique
Ass. de Mixagem José Abujamra
Garbato + Loud
Produção Executiva Maia Feres
Coordenadora de produção Paloma Sol
Licenciamento Maia Feres
Paloma Sol
Finalizadores
Pedro Cortês
André Giannini
Luca Fernandes
Eduardo Barbosa
Flávio Pereira
Criação
Janecy Nascimento
Henrique Guimarães
Hugo Mariutti
Rafa Kabelo
Bernardo Massot
Marcos Vaz
TRILHA SONORA(por ordem de entrada no filme)
“Boto Fé
Autores: Bia Ferreira
Intérprete: Bia Ferreira
Editora: Bia Ferreira
Fonograma gentilmente cedido por Tratore”
“Triste, Louca ou má
Autores: Andrei Martinez Kozyreff, Juliana Strassacapa, Mateo Piraces Ugarte, Rafael Gomes da Silva, Sebastian Piraces Ugarte
Intérprete: Francisco, el Hombre
Fonograma gentilmente cedido por Francisco, el Hombre”
TRILHA ORIGINAL(por ordem de entrada no filme)
“Joga bola
Composição e instrumentos: Rafa Kabelo
Mixagem: Luca Fernandes Fasano”
“Nascença
Composição: Janecy Nascimento
Instrumentos: Janecy Nascimento, Rafa Kabelo e Mario Aphonso
Edição: Hugo Marietta
Mixagem: Pedro Magrão Cortez “























































MURAL DE NOTÍCIAS
Festivais
Lives – Come Ela Faz
Exibições
Assédio Sexual no Trabalho | Pesquisa Talenses
Panorama Mulher 2019 | Talenses e Insper
Pesquisa | Violência e Assédio Contra a Mulher
MURAL DE NOTÍCIAS
Festivais
Lives – Come Ela Faz
Exibições
Assédio Sexual no Trabalho | Pesquisa Talenses
Panorama Mulher 2019 | Talenses e Insper
Pesquisa | Violência e Assédio Contra a Mulher
Como ela faz? | Desenvolvido por Realiza Network & Agência NDC | 2020